A famosa “Falta de Atenção”….é possível neutralizá-la!

tdah
TDAH e a dificuldade de estudar

Notas baixas, recuperações frequentes, dificuldade de concentração, perda constante de objetos, más escolhas e conflitos resultantes de atos impulsivos são dificuldades constantes hoje em dia, especialmente para jovens moradores de grandes cidades, com muitas atividades e largo acesso à internet. São circunstâncias que levam a pais angustiados e nervosos e filhos desatentos, desorganizados, impacientes e decepcionados por não atingirem as expectativas das quais se sentem cobrados.

Esse círculo vicioso acaba por criar um cenário desmotivador, no qual muitas vezes, o jovem desiste de tentar, pois passa a acreditar na sua incapacidade, gerando baixa autoestima, bom como minando sua autoconfiança ainda em consolidação.

São as pequenas rotinas do dia-a-dia, as quais nem sempre consideradas relevantes, as responsáveis por criar os hábitos. Essas, se não percebidas, bem aprendidas e compreendidas, arruínam o bom comportamento, quando a situação é percebida já surgiram os problemas.

Para evitar esse contexto, empoderar e motivar, fazendo-o sentir-se pertencente, competente e responsável pelo seu resultado, através do desenvolvimento de novas habilidades e competências, cria, no jovem, a confiança necessária para se sair bem nas situações e ajuda a canalizar seu potencial para realizar sonhos e objetivos com sucesso.

O processo de coaching pode ajudar no desenvolvimento de estratégias de organização e na aquisição de maturidade para o controle das ocorrências da vida com ótimos resultados. Se você quer mais informações, entre em contato.

Observação: Se houver suspeita de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), o jovem deverá ser avaliado e tratado por médicos (Psiquiatras, Neuropediatras) e especialistas multifuncionais (Fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia). Nesse caso, o Coaching funciona como ferramenta de suporte, que deve ser aliada ao tratamento médico/psicológico. Para saber mais sobre TDAH, seguem algumas referências: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/ , https://amenteemaravilhosa.com.br/adulto-com-deficit-de-atencao/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *